Biscoito de Polvilho Frito Crocante! Esse é o tipo de receita que todo mundo pede o segredo.

Ô trem bão, amigo! Sabe aquele cheirinho de festa junina misturado com lanche da tarde na casa da tia? Os biscoitos de polvilho fritos crocantes são pura tradição mineira e paulista, daqueles petiscos que a gente belisca um e não para mais. Eu aprendi essa receita com uma cozinheira de roça que jurava: “Quando o polvilho é escaldado direitinho, o biscoito fica leve, oco por dentro e estoura na mordida!”. Perfeito pra acompanhar um café coado ou uma cervejinha gelada. Se você quer uma receita de biscoito de polvilho frito caseiro viciante, que rende uma montanha de petiscos e faz a galera pedir bis, bora pra cozinha comigo – é mais fácil do que parece!

A Magia do Polvilho Fresco na Sua Mesa

Nada se compara ao biscoito de polvilho frito fresquinho saindo da panela, com aquela casquinha dourada e o miolo airy que derrete. Essa delícia caipira vem das quitandas brasileiras, onde o polvilho doce é o rei dos salgadinhos. É simples, usa poucos ingredientes e vira um vício: impossível parar de comer! Além de ser uma opção barata pra receber os amigos, essa receita de petisco crocante de polvilho é ótima pra variar o cardápio sem gastar muito. Prepara o óleo, porque depois dessa, sua casa vai virar point de beliscada!

Ingredientes pra Uma Tigela Cheia de Crocância

Pra render uns 60 biscoitinhos dourados e irresistíveis (perfeito pra compartilhar ou guardar na lata), você vai precisar de:

  • 1/2 kg de polvilho doce
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 ovo
  • Água morna o quanto baste (pra dar o ponto da massa)

Dica de ouro: use polvilho fresco e de boa qualidade – ele faz toda a diferença pra biscoito de polvilho frito ficar oco e crocante!

Modo de Preparo Passo a Passo: Fácil e Sem Segredo

O segredo pra um biscoito de polvilho frito que não estoura na panela tá no escaldado e no óleo frio. Vamos lá, em só 20 minutinhos de preparo:

  1. Misture o básico: Em uma vasilha grande, junte o polvilho doce com o sal. Mexe bem pra distribuir o tempero.
  2. Ferva a magia: Em uma panela, leve o leite e a margarina ao fogo até ferver. Despeje essa mistura quente sobre o polvilho e mexa com uma colher de pau pra escaldar tudo. Deixa esfriar um pouquinho (pra não cozinhar o ovo depois).
  3. Sove com carinho: Quando estiver morno, adicione o ovo e misture até incorporar. Agora vem a água morna: vá pingando aos poucos e sovando com as mãos até a massa ficar lisa, maleável e desgrudar das mãos. Não pode ficar mole demais, senão o biscoito afunda no óleo!
  4. Modele os petiscos: Faça rolinhos finos ou bolinhas, mas sem apertar forte – o ar dentro é o que faz o biscoito crescer e ficar oco. Dica de ouro: unte as mãos com um tiquinho de óleo pra não grudar.
  5. Fritura perfeita: Use várias panelas com óleo abundante (pra não baixar a temperatura). Comece com óleo frio e vá aquecendo em fogo médio. Coloque os biscoitos aos poucos – eles vão inchar e dourar rapidinho. Vire pra ficarem uniformes e escorra em papel-toalha.

Pronto! Em minutos, você tem uma pilha de biscoitos de polvilho fritos crocantes e viciantes pra devorar quentinhos.

Variações pra Deixar Seu Jeito

Quer inovar nessa receita tradicional de biscoito de polvilho frito? Experimente adicionar queijo parmesão ralado na massa pra um toque mineiro, ou erva-doce pra um aroma junino. Pra uma versão mais leve, asse no forno a 180°C por 20-25 minutos (fica sequinho, mas menos crocante). Sirva com goiabada derretida como dip doce-salado, ou com patê de alho – a família vai amar essas combinações!

E aí, já tá com água na boca? Faz essa receita hoje, tira uma foto dos biscoitos douradinhos e conta aqui nos comentários o que achou – se estouraram na boca como prometi! Salva pra não perder, compartilha com a turma e marca a gente pra ver você brilhando na cozinha. Tem mais dicas caipiras e petiscos irresistíveis te esperando!

🔗 Acesse mais conteúdos que vão te ajudar: https://tudotrembao.com/bolinho-de-chuva-com-leite-ninho-uma-receita-caseira-e-aconchegante/