Oi, meu povo! Quem aqui já sentiu aquele cheirinho de pão quentinho saindo do forno e deu aquela vontade louca de correr pra cozinha? Eu confesso que não resisto! Esse pão de leite fofinho é daquelas receitas que atravessam gerações: minha mãe fazia, minha avó fazia, e agora eu faço aqui em casa e todo mundo pira. É simples, baratinho e fica com aquela casquinha douradinha por fora e um miolo tão leve que parece nuvem. Sério, quando coloco na mesa pro café da manhã ou pro lanche da tarde, some antes mesmo de eu tirar foto pra postar!

E o melhor? Você usa só ingredientes que provavelmente já tem na despensa. Bora aprender essa receitinha que vai virar a queridinha da sua casa também?
Ingredientes (rende cerca de 20 pãezinhos médios ou 1 pão grande)
- 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
- 2 xícaras (chá) de leite morno (480 ml)
- 3 ovos médios
- 10 colheres (sopa) de açúcar (150 g)
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 4 colheres (sopa) de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
- 30 g de fermento biológico fresco (ou 10 g de fermento biológico seco)
- 1 ovo batido (pra pincelar por cima)
Como Fazer o Pão de Leite Fofinho – Passo a Passo Completo
- Em uma tigela bem grande (ou na bacia de tanto amor), coloque a farinha, o açúcar e o sal. Misture com as mãos pra incorporar tudo.
- Adicione o fermento biológico e misture mais um pouquinho.
- Agora junte os ovos, a margarina (ou manteiga) e o leite morno. Atenção: o leite tem que estar morninho, nunca quente demais, pra não matar o fermento!
- Comece a misturar com as mãos. Vai parecer que não vai dar certo no começo, mas é normal. Vá mexendo até formar uma massa pegajosa.
- Jogue um pouquinho de farinha na pia ou na bancada e despeje a massa. Agora é hora de sovar com carinho! Sove por uns 10 a 12 minutos até a massa ficar lisa, macia e elástica. Se grudar muito nas mãos, polvilhe um tiquinho de farinha. Se ficar muito dura, pingue um fiozinho de leite ou água.
- Volte a massa pra tigela, cubra com um pano de prato limpo ou plástico filme e deixe descansar por 50 minutos (ou até dobrar de volume) em um lugar quentinho.
- Passou o tempo? Dê um soquinho na massa pra tirar o ar e divida em bolinhas ou rolinhos do tamanho que preferir.
Dica de ouro pra modelar:
- Bolinha: faça uma covinha no meio e vire do avesso (fica lindo e cresce retinho).
- Rolinho: abra um retângulo, enrole como rocambole e coloque na forma com a emenda pra baixo.
- Arrume os pãezinhos numa forma untada e enfarinhada (ou com papel manteiga), deixando espaço entre eles pra crescerem felizes.
- Cubra novamente e deixe crescer por mais 40 minutos ou até dobrarem de tamanho.
- Pré-aqueça o forno a 180 °C.
- Pincele delicadamente o ovo batido por cima de cada pãozinho – é esse o segredo da casquinha dourada e brilhante!
- Leve ao forno por aproximadamente 30 a 35 minutos ou até ficarem bem douradinhos. O cheiro vai invadir a casa inteira!
Variações que a gente ama aqui em casa
- Recheado: coloque goiabada, doce de leite, cream cheese ou requeijão antes de enrolar.
- Doce: polvilhe açúcar com canela assim que sair do forno.
- Salgado: recheie com queijo e presunto ou calabresa ralada.
Pronto! Agora é só esperar esfriar (se conseguir, né?) e servir com manteiga, requeijão, geleia… ou puro mesmo, porque esse pão de leite fofinho é tão gostoso que não precisa de nada!

Me conta aqui nos comentários: você já fez pão caseiro? Qual o seu recheio favorito? Salva essa receita, compartilha com aquela amiga que ama cozinhar e marca a gente lá no Instagram quando fizer! Vai ficar lindo!
🔗 Acesse mais conteúdos que vão te ajudar: https://tudotrembao.com/quando-faco-todo-mundo-adora-esse-pao-amanteigado-caseiro-fofinho-fica-macio-por-dias-e-derrete-na-boca/

Tudo Trem Bão – Simplifica que dá certo!
Bem-vindo ao Tudo Trem Bão, o blog que fala a sua língua! Aqui a gente acredita que não precisa complicar para resolver a vida. Nosso lema é claro: “Simplifica que dá certo”.
Você vai encontrar conteúdos com uma linguagem simples, divertida e usando termos do dia a dia, pensados especialmente para quem quer aprender um pouco de tudo e colocar a vida nos trilhos sem dor de cabeça!
